VOCÊ CONHECE OS BENEFÍCIOS DA ALOE VERA?

Ela é minha queridinha, eu a conheci há muito tempo, só que com o nome de babosa, mas é a mesma planta, de origem africana e utilizada desde  4000 ac. pelos chineses, gregos, indianos e romanos.

Segundo especialistas, existem mais de 250 espécies, mas somente três possuem propriedades que podem favorecer o organismo, a pele, o ar e embelezar sua casa ou jardim!

A mais “poderosa espécie” é a Aloe Vera Barbadensis. Esta planta carnuda é uma suculenta, pois dentro de suas folhas contém um gel, que é utilizado para diversos fins. Sua composição também é basicamente formada por água (95%).

Propriedades

O gel da Aloe Vera contém muitas vitaminas: C e E que possuem efeito antioxidante e B12. Dentre os mineirais estão o cálcio, cobre, ferro, potássio, magnésio, manganês e zinco.

Essa planta é tão poderosa que ainda contém aminoácidos. São mais de 20 os construtores de proteínas, 8 deles são aminoácidos especiais, que nosso corpo não produz

Conheça alguns benefícios dessa poderosa planta

São muitos benefícios, mas entre eles, a babosa ou aloe vera, hidrata a pele, trata acne, ajuda até no tratamento de celulite, por isso é muito usada para a produção de cosméticos, cremes, gel contendo 100% na sua composição ou a polpa da folha in natura, para aliviar queimaduras de sol.

Ele pode ser usado para fortalecer e hidratar os cabelos e por isso é usada amplamente na composição de shampoos, condicionadores, shampoo antiqueda e para acelerar o crescimento dos fios.

Há também possibilidade de uso interno, na forma de suco, tornando-se importante aliado para a saúde digestiva, além disso, ajuda a eliminar pedras nos rins, pois tem função desintoxicante e é utilizada também no tratamento de  emagrecimento.

Como utilizar

Uso tópico

Você pode adquirir o gel 100% em loja de produtos naturais ou ainda encontrar as folhas da aloe vera nas feiras livres, nas barracas que vendem ervas frescas. Ou se preferir, como é o meu caso, pode cultivar a sua própria aloe vera num vaso.

Você sabia que ela pode ficar dentro do quarto, pois tem a propriedade de purificar o ar?

Algumas sugestões de receitas

Receita para pele

Corte a folha, se possui a sua – uma dica, pode cortar sempre a que estiver mais caidinha, as mais firmes que permanecem voltadas para cima ainda não estão no ponto certo. Depois corte na lateral (onde há os espinhos) e abra no meio para retirar a polpa. Passe no rosto, cabelos e deixe agir por 30 minutos. Depois, é só tomar uma ducha normalmente para remoção. Você estará cultivando sua beleza, de forma simples e totalmente natural.

Mais uma dica: você sabia que é possível congelar o que sobrou, caso não utilize tudo de uma vez? Também pode deixar na geladeira enrolada no papel filme.

Receita de shampoo natural antiqueda

1 sabonete de glicerina natural

1 folha de aloe vera média

3 copos de água filtrada

1 ampola de vitamina A (arovit), encontra em farmácias

Corte o sabonete em pedacinhos e deixe na água, por 30 minutos para facilitar o derretimento, depois bata tudo no liquidificador e está pronto!

Receita de Suco de aloe vera

Para duas porções:

2 à 3 colheres da polpa de aloe vera

1 copo e meio de água

½ limão espremido

1 colher de sopa de mel

½ maçã ou melão

Espinafre ou 1 folha de couve

Bata tudo no liquidificador e sirva-se!

Pode alterar as frutas e até acrescentar hortelã.

Observação

Contraindicações: Não é aconselhável o uso para gestantes, lactentes, crianças, consulte seu médico em caso de problemas nos ovários e hemorroidas antes de fazer uso.